Por: Dr. Thiago Oliveira

Assim como nos humanos quando vamos passar por um procedimento cirúrgico, por mais simples que seja temos uma série de exames a serem realizados antes e depois da cirurgia. Com os animais funciona do mesmo jeito, cada animal é avaliado com critério, e os exames são solicitados ao proprietário.

Cuidados no Pré-Operatório

Esse processo garante menor risco para o animal, o que diminui em 90% os óbitos em procedimentos anestésicos cirúrgicos.

O primeiro e indispensável exame clínico completo, seguido dos exames complementares Hemograma, eletrocardiograma, eco cardiograma, ultrassonografia, e o que o seu Médico Veterinário de confiança julgar necessário.

O Médico Veterinário deve passar todas as orientações para que no dia da cirurgia corra tudo bem.

O animal deverá estar de jejum alimentar e hídrico 12h antes da cirurgia, para evitar eventuais episódios vômitos durante o transoperatório.

Caso seu animal por algum descuido tenha comido algo no dia da cirurgia, esse evento de ver ser comunicado ao Médico Veterinário que irá avaliar a situação, adiando ou não a cirurgia.

Cuidados no Pós Operatório

Mesmo que todo processo anterior for seguido à risca sem pular nenhuma etapa, más o pós-operatório foi deficiente, todo o trabalho pode ir por água abaixo e seu cão ou gato poderá ter sérios problemas que vai desde rompimentos de suturas (pontos) a uma grave infecção podendo levar seu animalzinho a óbito.

Cuidados pré e pós-operatório na castração
Seu Pet precisa de cuidados antes e depois da cirurgia de castração.

A Medicação

É de extrema importância que toda a medicação prescrita pelo Médico Veterinário seja fornecida nos horários estipulados por ele, essa é uma das principais causas de insucesso no pós-operatório, seu animal passou por uma cirurgia e isso causa dor, além do local da cirurgia ser uma porta de entrada para microrganismos, esses fatores adversos têm que ser minimizados por administração de antibióticos e anti-inflamatórios além de pomadas ou cremes cicatrizantes para curativo da ferida cirúrgica, tão bem como o uso de roupa cirúrgica e colar elisabetano.
Todas essas informações e procedimentos deverão ser passadas ao proprietário, e após as recomendações, o sucesso da recuperação do seu pet e de total responsabilidade do tutor do animal, seguindo todas as orientações seu animalzinho ficar bem em pouco tempo.

Alimentação

Seu pet passou um período longo de jejum, mas o fornecimento de comida devera ser gradual, não forneça grandes quantidades de comida de uma só vez, o mesmo serve para o fornecimento de água.

Repouso

Seu pet passou por uma cirurgia e é preciso repouso pelo período estipulado pelo Médico, nos temos a consciência que temos uma ferida que e que precisamos de repouso para nos recuperar, um animal não tem essa habilidade, uma vez que ele esta tomando a medicação não sentirá dor, e nos sabemos o quanto eles gostam de correr pular e brincar, então todo cuidado é pouco, seguindo essas orientações você e seus pets ficarão livres de problemas.

Retirada dos pontos

A retirada dos pontos ocorre entre 7 a 14 dias, isso ficará a critério do seu Médico Veterinário.

veterinario-doutor-thiago

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free