Por: Paulo do Amaral

Atualmente, ter um animal de estimação pode não ser apenas uma questão de lazer ou de companhia. A medicina está descobrindo que trás benéficos para a saúde humana ter um cachorro ou gato em casa.

Os tutores de animais domésticos consideram seus peludos membros da família e está comprovado cientificamente que a relação que se estabelece entre eles como uma relação dinâmica que beneficia ambos, dependendo de comportamentos fundamentais, quer para o bem-estar, quer para a própria saúde, e que inclui intercâmbio ao nível físico, emocional e psicológico!

Beneficios de ter um animal por perto
Os peludos também são parte da família.

Estudos mostram que pessoas, ao interagirem com animais, constantemente tendem a apresentar níveis controlados de estresse e de pressão arterial, além de estarem menos propensas a desenvolver problemas cardíacos.

Fato é que a redução do tempo de recuperação das doenças e uma maior sobrevida aos indivíduos que possuem animais de estimação. Percebe-se que, nessas situações, a presença do animal resultou na redução da ansiedade, diminuição de depressão, uma vez que os animais incentivam a atividade física, tanto para levá-los aos passeios como para a realização dos cuidados diários.

O primeiro que tudo, a dádiva da sua companhia, e, como em todas as relações, os benefícios só existem se houver afeto. A sua alegria é a mais pura e a mais contagiosa de todas e o seu sofrimento o mais profundo e devastador. Formamos relações próximas com os nossos animais de estimação, não só devido às nossas próprias necessidades emocionais, mas também devido ao reconhecimento das necessidades deles.

Mas além dos benefícios para a saúde mental e física para os humanos, os animais de estimação também podem ser catalisadores sociais e podem ajudar crianças autistas e socialmente introvertidas (aumento de comportamentos pro-sociais). Percebe-se que, nessas situações, que a presença do animal no seio da família resultou na redução da ansiedade, diminuição de depressão, uma vez que os animais incentivam a atividade física, tanto para levá-los aos passeios como para a realização dos cuidados diários. Conclui-se então que os animais podem atuar como suporte emocional, representando um apoio para confiar e falar.

Benefícios para toda a família
Felicidade para toda a família.

A sensação de alegria libera endorfina ao cérebro, um hormônio capaz de relaxar o ser humano, colaborar com seu bem-estar, controlar a pressão sanguínea e a melhorar o sono. Por isso, algumas pessoas, mesmo que inconscientemente, se dedicam tanto aos animais e se sentem melhor com esse contato.

Além de dar carinho, divertir, acalmar e fazer companhia, os animais de estimação podem desempenhar um papel ainda mais nobre, ajudando nas perdas pessoais. Estudos feitos com pessoas que perderam seus cônjuges mostram que os donos de animais estão menos propensos à depressão e à sensação de isolamento.

Escolher conviver com um animal é, antes de tudo, ter sob sua responsabilidade uma vida. E o caminho para ambos, animal e humano, usufruírem dessa relação com intensidade é o amor. Primeiramente, o proprietário aceitando o amor incondicional que o animal lhe oferece. E, da mesma forma que ele dedica ao tutor seu amor sem limites, o proprietário deve estar preparado para oferecer amor incondicional a ele também. O contato amoroso, leal e sincero permite que os benefícios fluam entre os dois.

Paulo do Amaral

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course